Em: Notícias CDLNITEROI

Vendas do comércio crescem mais de 20% por causa do Dia dos Namorados

As datas comemorativas movimentam o comércio de todas as cidades, inclusive o de Niterói, aumentando o fluxo de clientes e de vendas. Uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio é o dia 12 de junho, o Dia dos Namorados.

O apelo emocional dessa data costuma levar diversos consumidores às lojas. E quem pensa que apenas os namorados presenteiam nesta época está muito enganado: casados, amantes, conquistas e reconquistas ganham nesta data um motivo a mais para comemorar. Inclusive, em uma pesquisa feita em 2011 sobre o comércio brasileiro, o Dia dos Namorados foi apontado como a terceira melhor data para as vendas, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Para um data especial como esta, o comércio precisa estar preparado.

Os comerciantes devem se antecipar, criando estoques com pelo menos quatro meses de antecedência, além de preparar as vitrines das lojas. Também é essencial que se faça propagandas em torno da data, além da realização de promoções. A incrementação da decoração, por exemplo, é um diferencial, que chega a transformar o centro de compras em ponto de visitação, especialmente em shoppings centers. O Dia dos Namorados costuma aumentar a procura por produtos específicos. Flores, joias, maquiagens, perfumes e sapatos são os principais itens vendidos nessa época do ano. A data também gera expectativa de lotação em restaurantes, que definem programação especial buscando atrair clientes. A previsão para o Dia dos Namorados é a de que as vendas do comércio cresçam entre 20% e 25%.