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Vendas no Dia das Crianças devem ter o menor desempenho em três anos, dizem CNDL e SPC

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que as vendas a prazo do comércio brasileiro na semana que antecede o Dia das Crianças (6 a 12 de outubro) devem passar por uma desaceleração e crescer 4% em relação ao ano passado.

Nos anos anteriores, as expansões foram de 4,85% (2012); 5,91% (2011) e de 8,50% (2010). Se as expectativas se confirmarem, será o pior resultado dos últimos três anos. Uma das razões é a alta do dólar, que no mês passado chegou a valer R$ 2,45, justamente no momento em que os varejistas do segmento infantil se preparavam para reforçar seus estoques de mercadorias

Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o mix de produtos infantis vem se transformando e, além dos tradicionais brinquedos, produtos eletrônicos, como smartphones, notebooks e tablets foram incorporados às listas de presentes.

“Como boa parte desses produtos são cotados em dólar ou têm componentes cotados na moeda estrangeira, os brinquedos neste ano devem pesar mais no bolso do consumidor”, disse.