Como não falar de inovação ao olhar para o futuro das operações do varejo? A criatividade integrada através dos serviços pensadas de forma inteligente para atender as experiências do consumidor foram uns dos principais tópicos abordados em palestra, no Café Empresarial da manhã desta terça-feira (20), na CDL, no Centro. O economista Fabiano Gonçalves e a jornalista Nattalia Meato trouxeram os destaques apresentados na maior feira mundial de varejo, que aconteceu nos Estados Unidos, a NRF – edição 2024. Cerca de 100 pessoas entre empreendedores autônomos e empresários da cidade participaram do encontro.
Segundo os palestrantes, o evento é uma “virada de chave” em favor do comércio varejista do mundo e todos os anos tem números recorde de brasileiros. A jornalista, que também é especialista Gestão de Negócios chamou atenção para a abertura de novas frentes de conhecimento do comportamento do consumidor, para então oferecer a publicidade assertiva nas gôndolas, campanhas personalizadas e a mensuração no impacto de cada uma delas nos resultados de vendas. São os chamados “Retail Media”.
Foi o que confirmou o Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes e Lojistas, Fabiano Gonçalves, ao ter vivenciado as experiências através dos recursos diversificados da Inteligência Artificial (IA). “O que pudemos perceber é que os consumidores passam a ser vistos como uma ‘comunidade’ a partir do momento em que através de seus dados armazenados a IA consegue elevar as experiências do comprador através da experimentação e personalização em uma jornada envolvente. Os consumidores passam a estar no centro de tudo”, explicou.
Segundo os especialistas, a previsão é de que até 2026, 80% das empresas e pessoas físicas no mundo inteiro já estejam usando a Inteligência Artificial, e para 2030, estima-se que pelo menos um “não humano”, como agora são chamados os robôs, já estejam empenhados no mercado de trabalho. A palestra chamou atenção dos comerciantes locais, que já despertaram a atenção para as inovações tecnológicas como indispensáveis nos negócios.
O Café Empresarial da CDL Niterói acontece duas vezes ao mês de forma gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site.
Fonte: tupi.fm