Pela primeira vez, após dois anos de isolamento social, o Dia das Mães poderá ser comemorado com muitos beijos, abraços e presentes, neste domingo (8). Com isso, os lojistas têm as melhores expectativas para esse dia e as vitrines estão cheias de opções para os filhos escolherem o melhor presente.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), Luis Vieira, as expectativas para esse ano são de 10% de aumento nas vendas em relação ao ano passado. Segundo ele,, as lojas que mais prejudicadas foram as de calçados e vestuário, mas que agora elas vão se recuperar.
“No ano passado, nós ainda estávamos em uma situação de confinamento social, muitas pessoas em home office e agora estamos iniciando um novo momento. Estamos vivenciando uma retomada do trabalho presencial. As lojas que ficaram mais prejudicadas, indiscutivelmente, foram as de calçados e vestuário. Estamos retomando. E, com certeza, nós teremos um grande Dia das Mães; o comércio está preparado com muitas promoções e temos certeza absoluta que vamos alcançar esses 10% que estamos planejando”.
Sapatos são os favoritos entre elas
A maioria das mulheres ama um par de sapatos, ainda mais quando eles são confortáveis, bonitos e presenteados com amor. E, se for aquele que elas passaram pela loja namorando, melhor ainda.
Em entrevista A TRIBUNA, a lojista Paula Oliveira que vende entre sapatos, roupas e biquínis, os calçados são líderes em vendas. “As nossas sandálias tornaram-se a opção número um, entre os nossos clientes, principalmente no Dia das Mães. As roupas também saem, mas nada se compara aos sapatos”.
Bijuteria também é uma opção de presente
Segundo a proprietária de uma loja de bijuteria no Niterói Shopping, Maria Sueli Trindade, os acessórios estão sendo uma das opções de presentes para esse dia das mães. “Esse é o momento em que as mulheres estão de volta ao trabalho, podendo andar normalmente nas ruas. Ter um brinco, um cordão, anel e pulseira é sempre uma ótima opção. Qual é a mulher que não ama bijuterias?”.
Maria Sueli está otimista e diz que “minhas expectativas são as melhores, mas para esse ano estão altas. São as melhores!”.
Atenção com os golpes
Assim como toda data comemorativa, diversos sites entram em promoções e é preciso ficar atento em relação a isso. O presidente do Procon do Rio de Janeiro, Cássio Coelho, pede que os consumidores prestem muita atenção na hora de escolher o presente para a mãe.
“Aqueles que optarem por fazer compras pela internet, precisam ter atenção redobrada para não caírem em golpes. Se o consumidor se deparar com uma oferta de produto com preço muito abaixo do mercado, precisa ficar alerta. Muitas vezes esses sites são falsos e criados para enganar os cidadãos, que efetuam a compra, pagam pelo produto, mas não recebem e acabam ficando no prejuízo” alerta.
O presidente alerta para que “o consumidor precisa ter atenção à política de troca da loja física e muito cuidado para não cair em fraudes virtuais. Golpistas criam sites muito parecidos com os dos grandes e-commerces, colocam ofertas muito abaixo do mercado e vendem os produtos. O cidadão efetua a compra achando que está fazendo um ótimo negócio, porém está caindo em um golpe, não recebe o item comprado e acaba sendo prejudicado”.
Fonte: A Tribuna